Uma história construída ao longo de 25 anos

Educação Matemática

Em 1993, um grupo de professores e de alunos da UNESP de Rio Claro começou a se reunir para discutir questões que relacionavam Educação Matemática e uso de computadores. Durante esse ano, houve a formação de um grupo de pesquisa que foi cadastrado junto ao CNPq como "Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática" (GPIMEM).

Alguns anos depois, o Grupo sentiu a necessidade de criar um fórum para avaliação de suas atividades, assim como discutir seus rumos e suas metas. Foi assim que em 1997, o GPIMEM se reuniu para a sua primeira Conferência com a participação exclusiva de seus membros. Desde então, esse evento tem se ampliado e congregado múltiplos profissionais, entre pesquisadores e professores, de diferentes lugares.

Em 2003, o GPIMEM realizou uma Conferência maior, com apoio financeiro da UNESP e de agências de financiamento, para comemorar seus 10 anos. Em 2008, uma Conferência nos mesmos moldes também foi organizada para celebrar os 15 anos de sua existência, contando com a participação de vários pesquisadores em Educação Matemática, o que possibilitou a troca de experiências e o diálogo entre os presentes. 

Ao completar 18 anos, o GPIMEM organizou sua XIV Conferência no qual possibilitou uma abertura para a participação da comunidade em Educação Matemática, de membros do grupo de pesquisa e de avaliadores externos. Em 2013, ao completar 20 anos de caminhada na pesquisa envolvendo Educação Matemática, Modelagem e Tecnologias Digitais, o Grupo realizou a sua XVI Conferência "GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educação Matemática", contando com financiamento das agências de fomento e com intenso debate sobre os usos de tecnologias.

Em 2017, o GPIMEM realizou a sua XX Conferência junto com o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que contou com a presença de pesquisadores, professores e estudantes da Educação Básica, ampliando o diálogo sobre a Educação Matemática.

Neste ano, em 2018, para comemorar os 25 anos do grupo, a XXI Conferência do GPIMEM deu lugar ao Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (SITEM), pretendendo promover a integração de diferentes atores da Educação e áreas correlatas, que trabalham com tecnologias e matemática, no processo de ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos.

O SITEM traz luz ao tema: 25 anos do GPIMEM. Afinal, trata-se de um grupo reconhecido internacionalmente pelas pesquisas e trabalhos desenvolvidos que têm contribuído para o desenvolvimento da área através de dissertações e teses defendidas, lançamentos de livros, artigos em periódicos especializados, projetos, participação em eventos nacionais e internacionais, entre outros.

Essa trajetória não seria possível sem a existência de muitas pessoas que, em algum momento, contribuíram para seu reconhecimento e fortalecimento. Por isso, convidamos toda a comunidade científica e escolar para participar desse momento de aprendizagem, troca de experiências, formação, atual e contextual, com o uso das tecnologias e muita comemoração, afinal, são 25 anos!

E aí, vamos participar?


Dê um clique e fique por dentro de todas as novidades do GPIMEM