Minicursos

O Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (SITEM) oferecerá, como parte de suas atividades, minicursos voltados à temática do evento. Poderá se inscrever nos minicursos quem efetivou sua inscrição no evento.

As vagas nos minicursos são limitadas, portanto, o preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição em cada minicurso. Cada participante poderá se inscrever apenas em 1 (um) minicurso. A inscrição no minicurso dará ao participante, o direito à certificação pela participação.

Para se inscrever no minicurso, preencha o formulário presente no link: https://docs.google.com/forms/d/1Bj4bIeH5HwUWEetKgZishgkd8cxq2ihhoGJNokPfw9U/viewform?edit_requested=true


Veja abaixo, os minicursos disponíveis:

Minicurso 1: Pensamento Computacional se desenvolve apenas com o uso do computador?

Proponentes: Eliel Constantino da Silva, Maria Teresa Zampieri, Pedro Henrique Giraldi de Souza e Blenda Siqueira

Resumo:

Nesse minicurso abordaremos e discutiremos o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, seja por meio de recursos tecnológicos digitais, como softwares, seja por meio de materiais manipulativos, como Material Dourado e Soroban, e ainda com a criação e programação de protótipos com kits de robótica.

Pretendemos mostrar e explorar alguns projetos desenvolvidos que articulam Pensamento Computacional e Educação Matemática em situações de ensino e aprendizagem desenvolvidos na Educação Básica, por estudantes e professores de diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Língua Inglesa e Ciências, em uma perspectiva interdisciplinar.

Assim, esse minicurso destina-se a pesquisadores, professores e estudantes da Educação Básica e Ensino Superior.

Recursos necessários:

- Notebook pessoal com o software Scratch e Scratch for Arduino instalado.

-Site para fazer download do software Scratch: https://www.scratchbrasil.net.br/index.php/sobre-o-scratch/75-baixar-scratch.html

- Site para fazer download do software Scratch for Arduino: https://s4a.cat/

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui!


Minicurso 2: Explorando recursos e ferramentas do GeoGebra para o ensino de Geometria

Proponentes: Bruno Leite Ferreira e Lara Martins Barbosa

Resumo

O minicurso em tela tem por objetivo apresentar aos participantes recursos e ferramentas do GeoGebra para além das funcionalidades básicas. Para tal, selecionamos situações, no contexto da Geometria, que nos permitam explorar algumas das potencialidades deste programa multiplataforma. Por meio desta proposta, discutiremos tanto à Geometria como também a linguagem a qual ela se aplica, em nosso caso, o contexto computacional do ambiente do GeoGebra. Neste sentido, o minicurso é destinado a pessoas que já conhecem o software e buscam aprofundar sua exploração. Abaixo elencamos alguns recursos que serão explorados:

- Construção de pontos có-dependentes; 

- Caixa de exibir/esconder e botão; 

- Construção de Ferramentas;

Ademais apresentaremos novas tecnologias do Geogebra, tais como: 

- Realidade Aumentada (GeoGebra AR);

- Novo site do GeoGebra.

Recursos necessários:

Para a participação no minicurso será necessário levar qualquer equipamento (notebook, tablet ou smartphone) com o programa ou aplicativo do Geogebra instalado. Nesta proposta, optamos por utilizar a versão "GeoGebra Clássico 5" (para notebook) ou qualquer versão para tablet e smartphone, todas disponíveis para serem baixadas pelo link https://www.geogebra.org/download.

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui! 


Minicurso 3: LUZES, CÂMERA, AÇÃO: um diálogo sobre vídeos digitais e a sala de aula de Matemática

Proponentes: Neil da Rocha Canedo, Bárbara Cunha Fontes, Marcelo Batista de Souza e Maria Teresa Zampieri

Resumo:

O objetivo do minicurso é dialogar com professores e professoras de Matemática, de todos os níveis educacionais, a respeito das possibilidades pedagógicas dosvídeos digitais, em Educação Matemática. Esse objetivo se baseia em pesquisas e atividades de extensão que temos desenvolvido e vivenciado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e encontra motivações nas possibilidades educacionais proporcionadas pelos vídeos. Essas possibilidades têm sido evidenciadas nas mencionadas pesquisas e atividades de extensão, sendo favorecidas pela popularização das tecnologias digitais portáteis (tablets e smartphones) e o crescente interesse dos jovens e adolescentes, inclusive alunos dos diversos níveis educacionais, pela dinâmica de assistir, produzir e compartilhar vídeos em sites como o YouTube, inspirados nos cada vez mais famosos youtuberes. A proposta do minicurso é convidar os participantes a refletirem a respeito da produção de vídeos digitais, entendida como uma abordagem pedagógica em Educação Matemática, bem como oportunizar um momento de oficina, na qual os participantes serão incentivados e orientados a produzirem seus próprios vídeos digitais.

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui! 


Minicurso 4: Educação de Jovens e Adultos e Tecnologias Digitais

Proponentes: Jonson Ney Dias da Silva, Bárbara Cunha Fontes e Kaoma Ferreira

Resumo

O presente minicurso versa sobre o uso das tecnologias digitais (TD) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como premissa a importância da utilização, na época em que vivemos, de tais recursos tecnológicos. Para tanto, o minicurso será dividido em três momentos: no primeiro, a apresentação de um panorama sobre essa temática em pesquisa e documentos oficiais; em seguida por meio do desenvolvimento de atividades, será discutido propostas para o uso de TD na EJA; e por fim haverá um momento de socialização de atividades vivenciadas na sala de aula de matemática dessa modalidade. Espera-se que ao final do minicurso os participantes possam refletir sobre esse tema, de modo que analise as possibilidades e as limitações das tecnologias digitais na EJA.

Recursos necessários:

Celular com os aplicativos: Calculadora simples, Google Maps, Google Chrome e ter internet disponível no celular

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui! 


Minicurso 5: Como escolher o livro didático?

Proponentes: Rubia Barcelos Amaral-Schio, Alan Silva dos Santos e Liara Alves Gentil,

Resumo:

Ao reconhecermos a importância e amplitude do uso de livros didáticos no apoio às atividades docentes, cabe destacar algumas de suas possíveis funções, dentre as quais: "auxiliar no planejamento didático-pedagógico anual e na gestão das aulas; favorecer a formação didático-pedagógica; auxiliar na avaliação da aprendizagem do aluno; favorecer a aquisição de saberes profissionais pertinentes, assumindo o papel de texto de referência" (CARVALHO & LIMA, 2010). Portanto, a escolha e o uso do livro didático deve envolver, dentre outros aspectos, a afinidade que o professor identifica entre a proposta apresentada e as suas escolhas didático-pedagógicas além da sua utilidade para ampliar os conhecimentos que possui em sua área de atuação (TIBURCIO ET AL., 2017).

Esse minicurso é parte do trabalho desenvolvido no âmbito da pesquisa em Educação Matemática, que tem o objetivo de analisar questões relacionadas ao livro didático, desde o Programa Nacional que legitima as obras a serem usadas nas escolas públicas do país, até questões relacionadas aos conteúdos e à prática docente.

A proposta é discutir, de forma prática, acerca das três possibilidades de se atuar como agente no processo de produção e utilização do livro didático: a visão do professor (como deve ser a escolha do livro?); do avaliador (o que considerar na análise de um livro?); e o autor (como adequar sua abordagem e metodologia ao livro de modo que seja aprovado e agrade ao professor?). Diante da reflexão sobre estas três perspectivas, o foco prático será dado ao papel do professor na escolha do livro.

Referências:

CARVALHO, J.B.P.D.; Lima, P.F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, J.B.P.D. Coleção Explorando o Ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica 17, 2010.

TIBÚRCIO, R.; IGNÁCIO R.; BELLEMAIN, F.; LUCENA, R.; GITIRANA, V. Guia digital do PNLD: metarecurso para a escolha do livro didático. In: II INTERNATIONAL CONFERENCE ON MATHEMATICS TEXTBOOK RESEARCH AND DEVELOPMENT, 2017, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2017.

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui! 


Minicurso 6: Educação Financeira em Ação, com uso da HP-12C

Proponente: Ana Karina Cancian Baroni

Resumo:

Partindo de problemas práticos e cotidianos, serão discutidas ideias relacionadas ao consumo e endividamento, planejamento financeiro e estratégias para empréstimo e aplicação de recursos financeiros. Os cálculos financeiros serão promovidos através do uso de um aplicativo da calculadora financeira HP-12C, para celular.

Recursos necessários:

É necessário baixar o aplicativo "i Free - Touch Fin Calculadora" (Calculadora Financeira RPN com recursos padrão do mundo financeiro).

Número de vagas: 20

Faça a sua inscrição clicando aqui!